O Culto do Evangelho no Lar
Os instrutores espirituais insistem, com freqüência, que necessitamos estar em permanente sintonia com o plano espiritual, a fim de que possamos dar condições a eles de nos ajudarem, de nos apoiarem, em nossas horas difíceis.
O que possibilita esta sintonia são nossas vibrações, nossos pensamentos, e nossa conduta, sempre de acordo com os ensinamentos do Evangelho de Jesus, elevando dessa forma nosso “Padrão Espiritual”, tanto quanto nos for possível, para facilitar esta sintonia com os espíritos protetores.
E eles nos ensinam que a prece é o grande instrumento, que a Providência Divina nos concede, para este objetivo. Uma prece sincera, espontânea e saída do coração, estabelece imediata ligação com o plano espiritual, com os nossos protetores.
O Espiritismo não tem rituais, nem formulas, nem cerimônias de culto exterior. Mas tem disciplina. Espíritos encarregados de nos amparar através às dificuldades da jornada terrestre, tem rigorosa disciplina de trabalho. Salvo ocasiões excepcionais, em eventos inesperados (quando estarão sempre ao nosso lado) DEVEMOS TER NOSSO HORÁRIO de oração para que os mentores espirituais possam estar conosco, num momento previamente preparado. Serão instantes preciosos, de ligação com o plano espiritual, em ambiente de paz e harmonia.
E a forma mais sublime de oração é a oração em família.
Portanto, devemos definir um horário, e um dia da semana (no mínimo) quando a maioria, se não todas as pessoas da casa, possam estar reunidas, e uma vez definido este horário, envidar todos os esforços, para não falhar com o compromisso mesmo que os familiares não possam, ou não queiram acompanhar, faça sozinho.
No começo será difícil. A experiência de tantos e tantos lares que hoje mantém o evangelho no lar, conta que toda a sorte de contratempos cercam as primeiras reuniões. São as forças do mal que atuam, visando eliminar mais um reduto do bem que se esboça. Visitas, compromissos inesperados, etc... aparecem.
E para que os bons espíritos possam vir em nosso socorro, só precisam de uma coisa : nossa perseverança.
Quando os efeitos começarem a surgir, então o hábito estará firmado e a ligação com o plano espiritual irá se tornando mais sensível.
Não há preces a decorar, nem formulas pré-fabricadas. As preces são ditas de acordo com o sentimento e com o coração.
Contudo, para as pessoas que tenham alguma dificuldade em coordenar um trabalho desse, sugere-se um roteiro, por exemplo
1 – Prece de Abertura, pedindo a presença dos Espíritos protetores do lar, para trazerem suas boas influências e intuições e fortalecerem os laços sentimentais que os unem aquela família.
2 – Leitura do trecho do “Evangelho Segundo o Espiritismo” (poderá ser lido em seqüência ou aberto ao acaso); segue-se um breve comentário sobre o qual foi entendido do trecho lido. Isso facilita a compreensão da lição e ajuda muito os espíritos necessitados de evangelho, eventualmente presentes. E, ainda sabe-se que trecos de Evangelho em razão da sublimidade das lições, atraem bons espíritos, e preparam assim, ambiente de alto nível espiritual.
3 – Um apelo aos espíritos amigos para que ajudem todos os necessitados, lembrando nossos irmãos em provas e expiações, nos hospitais, asilos, favelas, lugares de tragédias, enfim em tantas situações difíceis. Poderá ser lembrando algum caso específico, que seja de conhecimento, tal como flagelo da seca, enchentes, ou algum acidente mais grave por exemplo.
4 – Pedir pela fluidificação das águas do lar. Será ideal que esteja um recipiente com água no local.
5 – Pedir proteção para o lar, para a família, lembrando dos seus espíritos protetores, pedindo afastamento das más influências.
6 – Prece de encerramento, agradecendo a proteção espiritual que permitiu a realização do Evangelho no Lar.
Antes do encerramento, poderá ser feita, eventualmente a leitura de uma mensagem de teor espiritual escolhido em livros próprios. Sugerimos uma reunião de 15 a 30 minutos
Seria o ideal que as famílias de todas as religiões tivessem este momento de oração e ligação com a vida espiritual, naturalmente adaptando as leituras e preces a seus princípios religiosos.
A melhoria espiritual de cada um, será a melhoria da humanidade.
Precauções :
Não transformar o Evangelho no lar em reunião mediúnica.
Lembramos que a insistente recomendação do Plano Espiritual de não se realizarem sessões de desenvolvimento mediúnico nem de desobsessão no ambiente familiar, pois os lares não estão preparados para esses tipos de trabalho que requerem condições vibratórias especiais, só encontráveis nos Centros Espíritas.